terça-feira, 27 de outubro de 2015

A empada e sua breve história


 Conta-se que um talentoso e criativo padeiro de uma pequena cidade ao sul da França resolveu experimentar uma combinação de farinha de trigo e manteiga, sem fermento. O resultado da mistura foi um tipo de “farofa”, ou seja, uma massa que não tinha "liga".

  Como ele não conseguia dar um  formato à massa, uma vez que se desmanchava ao ser manuseada, resolveu utilizar uma pequena forma de bolo que havia em sua padaria.       Com as pontas dos dedos modelou uma fina camada daquela farofa no fundo e nas laterais da forma, e colocou um recheio de frango, cuja receita aprendera com sua avó.
   Quando a primeira fornada ficou pronta ele percebeu que a massa ficou ótima, mas o recheio estava muito ressecado. Resolveu então colocar uma tampa feita com a mesma massa. O resultado foi surpreendente, pois o quitute ficou delicioso. Todos que experimentaram  e ficaram maravilhados com a maciez e o sabor da massa levemente amanteigada, e que se desmanchava na boca. Isso sem falar na gostosura que era o recheio de frango da vovó, é claro.